“Culturas Computacionais” – Tema da palestra aos nossos jovens no Módulo Mundo do Trabalho

A Informática (informação automática) evoluiu muito desde o início, quando o cartão perfurado era o “armazenador” de dados, até os dias atuais, que sistemas computacionais permitem processar dados em quantidades inimagináveis sejam guardados em pequenos aparelhos.

Adolescentes e jovens participantes dos cursos do CEDESP (período diurno), no dia 12 de abril de 2018, tiveram a oportunidade de participar da palestra ministrada pelo Dr. Marcos Fernandez Cuzziol, que abordou alguns temas: games, realidade virtual, arte e tecnologia e comportamento virtual.

Outros temas abordados foram:

  • Bit e Byte
  • Informações analógicas e digitais
  • Pixel
  • Evolução das Máquinas
  • Computação Quântica
  • Tecnologia do futuro

Futuro? Sim. Um computador quântico é um dispositivo que executa cálculos fazendo uso direto de propriedades da mecânica quântica, tais como sobreposição e interferência. Teoricamente, computadores quânticos podem ser implementados e o mais desenvolvido atualmente, o D-Wave Two, trabalha com 512 qubits (ver tabela) de informação.

Mas afinal, o que nos reservam os próximos anos? Hipótese da Simulação?

As máquinas tomarão o controle?

O que é Inteligência Artificial e como se desenvolve?          

Homens? Robôs?

Foram algumas das perguntas feitas pelos jovens, que participaram com muito entusiasmo, questionando os avanços e descobertas da tecnologia citadas pelo palestrante.  

O amadurecimento, ainda passará, pelo aprendizado.

abril 18, 2018

Inclua seu Comentário

*