Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos das crianças e adolescentes, em 18 de maio foi estabelecido o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e o CEDESP Despertar não deixou passar em branco esta data importante e se fez presente nas ações de enfrentamento à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.

E assim, no dia 18 de maio de 2018, foi realizada uma passeata repleta de cartazes e faixas, que percorreu as ruas do entorno do bairro, CRAS Cidade Ademar II e Poupatempo Cidade Ademar, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes bem como a importância desse dia.

A concentração das organizações da região de Cidade Ademar (CEDESP Despertar, CCA Reino da Criança, CCA Frei Titto, CCA CEJOLE e Seara Bendita), aconteceu no hall de entrada do Poupatempo, onde foram realizadas algumas apresentações culturais como: música, encenação teatral e roda de capoeira.

Essas mobilizações, que aconteceram em todo país, buscam sensibilizar e informar a população sobre os casos de abusos e exploração sexual. A data de mobilização foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Na ocasião, a menina Araceli, de 08 anos, sofreu uma série de violências antes de ser assassinada por um grupo de jovens. Os autores do crime nunca foram punidos!

Ao retornarem para a organização, foi realizado uma roda de conversa com reflexão sob a atividade realizada, enfatizando a construção da música “Araceli” realizada pelos participantes nas aulas de Orientação Socioeducativa, bem como conscientização e sensibilização sobre a importância do “dia”, com uma contextualização da história de Araceli.

maio 29, 2018

Inclua seu Comentário

*