Escola de Cidadania da Cidade Ademar e Pedreira – A Despertar esteve presente!

Sábado, dia 27 de abril de 2019, a Despertar participou da aula/debate sobre “As mudanças do mundo do trabalho e suas consequências” promovida pela Escola de Cidadania da Cidade Ademar e Pedreira, na paróquia Cristo Ressuscitado localizada na Rua Poética Musical, 63, que teve como palestrante o docente da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, membro do Conselho Nacional da Educação, Professor Ivan Siqueira.

A aula/debate iniciou com a passagem do vídeo “Quarta revolução industrial: convergência de tecnologias digitais, físicas, biológicas e inteligência artificial” disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=rbXJMAFRM7I.

Após o término do vídeo houve uma abordagem dos impactos das novas tecnologias no emprego a partir de uma análise crítica e realista do perfil do trabalhador que vive nas regiões mais vulneráveis da cidade.

O Prof. Ivan Siqueira ressaltou a importância da valorização e supremacia do serviço em detrimento do produto, uma vez que entende que o uso das novas tecnologias deve servir para a ampliação da oferta de serviços por parte do trabalhador mais vulnerável a partir da “Uberização do Trabalho”.

Citou ainda no que diz respeito à prestação de serviços, que a tecnologia não será capaz de atender todas as necessidades da sociedade no futuro e que neste momento, acha fundamental incentivar o trabalhador a aderir a modernização da oferta de seus serviços, dando exemplo do transporte de pessoas em carroças no passado, até a chegada do UBER no presente. Neste sentido acredita na modernização da oferta e não na extinção do serviço, citando ainda que “a inteligência artificial pode ser maravilhosa, se utilizada a favor do ser humano”.  

maio 9, 2019

Inclua seu Comentário

*