III ENCONTRO DE PAIS DO CEDESP DESPERTAR

No dia 25 de agosto, a Associação Comunitária Despertar realizou o III Encontro de Pais e Responsáveis dos participantes do CEDESP diurno e da turma do projeto Despertar Orquestrando a Vida.

Pensando em tornar o “Encontro de Pais” um momento valioso e enriquecedor, a Despertar colocou os participantes como protagonistas efetivamente: eles conduziram e apresentaram o encontro entre pais inicialmente com o acolhimento, onde foi apresentada a todos a exposição “Africanizando – Conhecer para valorizar”. Este projeto construído por nossos jovens abordou uma temática voltada para as raízes culturais dos jovens afrodescentes, resgatando a cultura e história da África, bem como a contribuição dos africanos para o desenvolvimento do nosso país.

Em seguida, houve um momento de descontração com a união de pais, responsáveis, filhos e educadores em um maravilhoso café da manhã, repleto de muita vivência, troca de ideias e de experiências.

No terceiro momento, tivemos uma explanação sobre o Módulo Convívio trabalhado no mês de julho e a grande importância da participação dos jovens nele período. Logo em seguida apresentamos a multiplicação do Projeto – “Criança é Vida, Afeto e Proteção.”, aplicado aos familiares dos usuários com o objetivo de trabalhar a prevenção da violência na família, conscientizar o adulto sobre a necessidade de assumir suas responsabilidades nos cuidados e educação de crianças, jovens e adolescentes, bem como abordar os tipos de violência contra os mesmos.

Um momento enriquecedor, aberto à debates, onde todos os presentes participaram positivamente trazendo reflexões significativas.

Após este momento, todos foram convidados a assistir ao espetáculo “Tempo, tempo, tempo. Cê lembra?” Um projeto desenvolvido com o objetivo de resgatar brincadeiras tradicionais, confecção de brinquedos, a relação do brincar em áreas abertas e refletir como a tecnologia tem influenciado negativamente na cultura do brincar e quanto essa falta da prática da brincadeira em grupo tem afetado as relações humanas. A proposta do espetáculo é despertar nos jovens e familiares a relação entre brincadeira e cultura, garantindo que futuras gerações compreenda a brincadeira antiga e a brincadeira atual.

Um encontro muito agradável e sem dúvida nenhuma um dia muito importante onde contamos com a presença maciça de pais envolvidos e radiantes em verem e ouvirem seus filhos!

Cabe ressaltar que este momento é uma pequena amostra de como podemos nos surpreender, quando mudamos o foco e damos oportunidades reais de protagonismo aos jovens: nosso principal objetivo!

outubro 5, 2018

Inclua seu Comentário

*