“SEMINÁRIO: LEITURA, CONHECIMENTO E INTERPRETAÇÃO”

Quando o ‘Diário de Anne Frank’ foi apresentado, ‘O Menino dos Fantoches de Varsóvia’ e o ‘Menino do Pijama Listrado’ preparavam-se para contar suas histórias marcadas para sempre na memória do mundo. 

Da mesma forma, ‘O livro da Gratidão – com lições sobre o amor, o perdão e os valores humanos’, ‘Frida Kahlo’ com toda sua arte, ‘Walt Disney’ com sua magia, ‘Salvador Dali surrealista’, ‘Maurício de Souza e sua ‘Turma da Mônica’ encantadores estavam com tudo pronto para entrarem em cena. 

 Não foi diferente quando ‘Che Guevara’, ‘Sabotage’, ‘Olga’, ‘Barack Obama’, ‘Winston Churchill’ e ‘Abraham Lincoln’ apresentaram suas trajetórias, lutas e conquistas. 

E por que não destacar a genialidade de ‘Stephen Hawking e sua Teoria de Tudo’, ‘Hideo Kojima e suas criações e jogos eletrônicos’, ‘Mark Zuckerberg’ e o seu mágico Facebook, ‘Ronaldo Nazário, O Fenômeno’ que dispensa as  apresentações e o ‘Síndico – Tim Maia’ dono de uma voz incomparável, inesquecível. 

A força e a garra das mulheres ganharam espaço quando ‘O Diário de Myriam’, ‘Diário de uma Escrava’ e ‘Andressa Urach com sua biografia – Morri para Viver’, bem como ‘Outros jeitos de usar a boca’ tiveram seus momentos de destaque. 

Quem disse que a luta pelos direitos humanos, contra o preconceito e o racismo não se fez presente? Sim, porque ‘Lázaro Ramos – Na minha pele’, Consciência Negra em: No seu pescoço, 12 Anos de Escravidão e Invictus – Mandela’, trouxeram a mensagem, o alerta de que o mundo mudou e todos precisam saber disso.

‘Biografia da Associação Comunitária Despertar’! Sim, foi esse o título. Quanta graça ao contar uma história tão linda e que este ano, celebra 25 anos! 

Quantos títulos, pesquisas, ensaios, preparação de slides, dedicação e brilhantes apresentações; o melhor: conhecimento! Foi uma das mais importantes partes desta atividade, que consta do planejamento de Comunicação e Expressão, e que teve início em meados de fevereiro, quando os jovens participantes dos cursos CEDESP escolheram suas equipes e líderes. Visitaram a Biblioteca da Organização e com o auxílio da atendente Gêrlane Silva de França, escolheram os livros/biografias para desenvolverem excelentes trabalhos, que tiveram como principais objetivos: o incentivo à leitura, atividades em equipe, comunicação, o desenvolvimento da análise crítica, postura, diálogo, o olhar para os valores humanos e as competências socioemocionais entre tantos outros detalhes. Em tão pouco tempo – de fevereiro a abril/19 – um grande salto. E no segundo semestre tem mais!

Esses jovens irão longe e já começaram a caminhar!

abril 10, 2019

Inclua seu Comentário

*