TRABALHO SOCIAL COM FAMÍLIAS

Dando continuidade às comemorações pelo 20º Aniversário da Associação Comunitária Despertar, realizou-se em 24 de junho de 2014, às 10h00, uma palestra para as famílias da comunidade e de todos os usuários da Organização, que teve como principais temas a “Saúde da Família na era Tecnológica” e a multiplicação do Módulo III do “Instituto Criança é Vida – Educando para a Saúde”, que tratou do tema Saúde e Meio-ambiente.

Todos foram acolhidos e em seguida foi feita uma oração ecumênica pela saúde e/ou recuperação dos doentes, bem como pelas famílias e toda a comunidade.

Foi dada ênfase para os cuidados com as doenças dos tempos modernos causadas pela pressa e sentimento de atraso, o uso excessivo da tecnologia, estresse e ansiedade. Alguns pontos abordados foram:

- Gerenciamento do tempo;

- As muitas tarefas do sujeito contemporâneo;

- Imediatismo, Individualismo e Inversão de papeis;

- Sentimentos que podem causar doenças;

- Globalização e Tecnologia avançada;

- Autoridade parental e família “high technology”;

- Uso da tecnologia e os problemas causados pelos excessos;

- Tempo líquido, laços familiares frágeis e pouco duradouros;

- Dicas para o uso consciente de aparelhos portáteis;

- Cuidados com a visão e a postura corporal ao trabalhar com

  computadores.

Outro tema abordado foi a “Síndrome de Burnout” – trata-se um conjunto de acontecimentos que geram sintomas das doenças da época – ansiedade, depressão e colapso nervoso.

As famílias presentes mostraram-se muito interessadas sobre o assunto e participaram questionando sobre o tema – os sintomas, como obter diagnósticos e os possíveis tratamentos. Houve uma troca de informações e experiências, o que fortaleceu um pouco mais as relações.

Todos receberam dicas importantes para aplicar no dia a dia, que apresentamos a seguir:

Ao final do evento, foram feitas considerações sobre a conscientização do bom uso da tecnologia, para que esta facilite as tarefas diárias. Em seguida, foi servido um lanche e houve uma breve confraternização.

 “Os tempos primitivos são líricos, os tempos antigos são épicos, os tempos modernos são dramáticos.”

Victor Hugo

 

julho 1, 2014

Inclua seu Comentário

*