Women in AcTIon debate o papel e desafio da mulher no setor de tecnologia

Primeira edição do evento reuniu mulheres CIOs e líderes de tecnologia e inovação de empresas de variados segmentos

O mercado de tecnologia tem crescido anualmente, abrindo grandes oportunidades de trabalho e de inclusão para mulheres, que representam apenas 20% do setor.  Para discutir o papel e o desafio feminino na tecnologia, mais de 80 mulheres CIOs reuniram-se na primeira edição do Women in AcTIon, dia 3 de outubro, quarta-feira, na Cisco.

Idealizado por um grupo de CIOs mulheres com o suporte da Cisco do Brasil, o evento apresentou dois painéis com CEOs mulheres da indústria de tecnologia e contou com a participação de alguns CEOs homens para falarem sobre a diversidade nas empresas que comandam. O painel “A TI do Brasil em boas mãos” destacou a liderança feminina no setor de TIC e foi comandado pela diretora-geral do Twitter Brasil, Fiamma Zarife, e a presidente da SAP Brasil, Cristina Palmaka, com moderação do presidente da Cisco do Brasil, Laercio Albuquerque.

Já o painel “Liderando na diversidade e adversidade” destacou como tem sido liderar em um momento de grandes desafios na economia e como as empresas têm tratado a diversidade. O debate foi liderado por Paulo Correa, presidente da C&A e Paulo Kakinoff, presidente da GOL Linhas Aéreas Inteligentes, com moderação da Ana Paula Assis, presidente da IBM América Latina.

O Women in AcTIon contou também com participações de três vice-presidentes executivas globais da Cisco, Gerri Elliott, chefe mundial de vendas e marketing; Maria Martinez, chefe de Customer Experience e Amy Chang, gerente geral do grupo de Colaboração. O board executivo da Cisco mundial conta hoje com 50% de mulheres. O encerramento do evento foi realizado por Paulo Lima, editor e fundador da Editora TRIP.

Além das CIOs mulheres convidadas, o Women in AcTIon teve a presença de alunas da Despertar que estão se preparando para iniciar na carreira de tecnologia e fazem parte do grupo Girls Power Tech, uma iniciativa do programa de educação e empregabilidade, Cisco Networking Academy.

As meninas do curso de MMC no Women In Action

O evento ocorreu no escritório da Cisco em São Paulo e no Centro de Inovação da Cisco no Rio de Janeiro. Os dois locais estiveram conectados por vídeo. O Women in AcTIon é exclusivo para convidadas e teve transmissões ao vivo pelos canais da Cisco do Brasil no Twitter e Facebook.

“Estou muito feliz em receber grandes líderes mulheres na Cisco para debater um tema tão urgente, que é a liderança feminina na área de tecnologia e inovação. A Cisco tem liderado iniciativas para o empoderamento feminino e inclusão de mulheres no setor de TIC no Brasil e pelo mundo, e este 1º. encontro aqui em nossa casa, muito nos honra”, destaca Laercio Albuquerque, presidente da Cisco do Brasil.

 Declarações de algumas das CIOs que ajudaram na idealização do evento:

“O Women in AcTIon é uma importante iniciativa para atrair e reter mais mulheres na tecnologia” – Luzia Sarno, CIO do Grupo Fleury

“É um orgulho ver a materialização de uma ideia tão bacana” – Analy Magalhães, CIO do Grupo Pandurata.

“Foi sem dúvida uma manhã inspiradora” – Renata Marques, CIO da Whirpool América Latina

“Tenho certeza que o projeto Women in acTIon irá se consolidar e foi o primeiro de muitos!” – Lizbeth Cronembold, CIO do Grupo Bandeirantes

outubro 10, 2018

Inclua seu Comentário

*