Girls in ICT Day 2016

No dia 28 de abril, das 9h30 às 17h00, a Associação Comunitária Despertar participou do evento “Girls in ICT Day 2016”, uma iniciativa da União Internacional de Telecomunicações. Seu objetivo é chamar adolescentes para um dia nos escritórios de uma empresa de ICT, para que possam entender melhor o setor de tecnologia e comunicações, bem como as oportunidades desta área para seu futuro profissional.

Para incentivar a inclusão de mulheres no mercado de trabalho de TI, a Cisco abriu suas portas, para receber jovens com idade entre 16 e 25 anos para participar do Girls Power Tech, uma iniciativa global da companhia que tem como objetivo encorajar e inspirar adolescentes e jovens mulheres a seguirem carreiras no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). A ideia é mostrar como funciona uma empresa de tecnologia e as oportunidades na área.

“A proposta do Girls Power Tech é dar às jovens, informações para que, no momento em que forem escolher a carreira, também levem em consideração profissões ligadas à tecnologia, área que ainda conta com uma presença masculina maior. O mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem muitas oportunidades de desenvolvimento de carreira e pode contribuir ainda mais para o empoderamento feminino”, explica Flavio Provedel, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Cisco Brasil.

O evento deste ano foi realizado simultaneamente em São Paulo e no Centro de Inovação da Cisco no Rio de Janeiro e contou com a participação de convidadas especiais: alunas formadas no Programa “Técnico Cidade Olímpica”, realizado pela Cisco, em parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia da Cidade do Rio de Janeiro (SECT), para capacitação de jovens que poderão trabalhar como técnicos de rede durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 ou serem absorvidos pelo mercado. O curso tem sido ministrado nas Naves do Conhecimento da Prefeitura do Rio de Janeiro e já formou mais de 200 pessoas em sua primeira fase.

As jovens participaram de bate-papos com executivos da empresa e convidados, que compartilharam suas experiências, rotina profissional e suas trajetórias no mercado de TI, falando sobre as dificuldades e oportunidades que enfrentaram. As participantes são alunas do programa educacional Cisco Networking Academy. Em São Paulo, a Cisco recebeu cerca de 30 jovens das academias: Associação Comunitária Despertar, CIEE e SENAC São Paulo. Já no Rio de Janeiro, cerca de 45 jovens do programa Técnico Cidade Olímpica, do Instituto Federal do Rio de Janeiro, da Fatec e do SENAC Rio de Janeiro. Os dois grupos ficarão conectados por meio das ferramentas de Telepresença e Webex. As Naves do Conhecimento de Triagem, Madureira, Padre Miguel e Nova Brasília, no Rio de Janeiro, também serão conectadas ao evento por meio das tecnologias de colaboração da Cisco.

O Girls Power Tech contou também, com a participação da professora e assessora especial da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Maria Helena Cautiero Horta Jardim, da gerente geral de Sustentabilidade do Comitê Rio 2016, Tânia Braga, e do atleta paralímpico medalhista de ouro embaixador da Cisco, Yohansson Nascimento. 

O Girls Power Tech faz parte do “Girls in ICT Day”, iniciativa Idealizada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) para sensibilizar as jovens sobre a importância de ter mais mulheres nesse mercado de trabalho. A ação foi replicada em mais de 80 escritórios em mais de 50 países, no mundo todo. No total, a Cisco recebeu mais de 3.000 jovens em seus escritórios.

O evento aconteceu no escritório da Cisco Systems em São Paulo e acompanhei 10 meninas, que estudam no programa Cisco Networking Academy da Despertar, são elas:

Bianca Soares Cerqueira

Dayane Letícia do Nascimento Ruiz

Ildeane Gonçalves da Silva

Julia Alessandra de Lima Souza

Kethelyn Charlene Borges

Kewly Tallia Goiano Mendes

Milene Bernardo Gama

Raquel Alves Sousa de Carvalho

Stefany Aparecida Cerqueira

Stephanie Mendes Resende

_________________________________________________________________________________________________________________

Momentos do Evento:

 

 

maio 23, 2016

Inclua seu Comentário

*