“SEMANA DA FAMÍLIA” – COMEMORANDO O 20º ANIVERSÁRIO DA DESPERTAR

Em 18 de agosto, teve início a Semana da Família, com atividades que objetivaram a aproximação e o incentivo aos pais e responsáveis no acompanhamento do desenvolvimento dos participantes dos cursos oferecidos pela Organização.

A acolhida foi feita pela Diretora do Equipamento Social, que falou sobre a importância da realização do evento, o qual tem como principal objetivo promover o engajamento entre a família e a Despertar, local que acolhe os jovens e proporciona meios para que os mesmos conquistem um futuro promissor.

Uma Contação de Estória, com o título “Morada da Família”, apresentada nos períodos da manhã e da tarde, pelos Grupos de Jovens dos Cursos: Atendimento ao Cliente, Assistente Administrativo e Projeto Educarsom, chamou a atenção de todos, com muito bom humor, para a questão do relacionamento entre pais e filhos, grande desafio presente em muitos lares. Os grupos mostraram, que através do diálogo e da tolerância, há possibilidades de soluções adequadas às muitas situações do cotidiano familiar.

No mesmo dia, no período noturno, o convidado, Prof. Afonso Giglio Jr. ministrou palestra sob o tema “Família – Um outro olhar”, que abordou conceitos, referências e sociedade, levando os presentes a refletirem sobre fatores que estruturam as famílias, bem como a missão dos pais na caminhada junto aos seus filhos, rumo ao futuro, tendo como análise os pilares formadores dos valores e  das virtudes.

Ao término, foi servido um café em clima de confraternização.

O segundo dia de atividades, contou com a presença de três palestrantes, que abordaram o tema “Microempreendedor Individual – MEI”: no período da manhã, o Educador Valdomiro Vieira, à tarde, o Diretor Superintendente do SEBRAE/SP, Bruno Caetano e à noite, Nara Moura, Contadora.

Os presentes, ao final de cada palestra, esclareceram dúvidas e receberam material com dados – sites, números de telefones, etc. – para facilitar o acesso às pesquisas sobre empreendedorismo. 

No dia 20 de agosto, quarta-feira, nos períodos vespertino e matutino, o tema abordado foi Educação Financeira, que contou com a presença de Mariana Rosini, apresentando o Projeto Vida na Ponta do Lápis – atividade voltada ao projeto de vida, que cita as quatro dimensões que devem ser consideradas por aqueles que querem realizar planos: Qualidade de vida, Atitude Empreendedora, Responsabilidade Social e Educação Financeira.

Muitos foram os temas apresentados pelos grupos, palestrantes e demais convidados que contribuíram para a realização das atividades durante a Semana da Família.

E na quinta-feira pela manhã, o Grupo da ONG CCA Reino da Criança fez uma apresentação sob tema: “Inclusão – Na minha ONG, todos são iguais”. O principal assunto abordado, conforme mencionado: a inclusão de crianças, adolescentes e jovens com mobilidade reduzida, deficiência visual e auditiva, mudez e Síndrome de Down.

Foi trabalhada, através de uma breve peça teatral, a acolhida aos portadores de necessidades especiais, pois a conscientização sendo feita a partir da orientação da família, reduzirá o preconceito, o que facilitará a acolhida e a inclusão.

No período da tarde, o grupo do Projeto Educarsom, mostrou aos presentes que o trabalho feito em equipe, com a participação da família, dá certo e é gratificante.

Claves, acordes e notas musicais em harmonia, proporcionaram uma apresentação alegre e cheia de ritmos diversos, convidando quem estava presente para cantar e dançar, encerrando as atividades da Semana da Família do período vespertino.

Uma palestra que chamou a atenção para um assunto muito atual e importante – comportamento familiar – encerrou as atividades no período noturno.

O Prof. Israel Diniz falou sobre família, educação e aprendizado, levando em consideração regras, limites e transformação. Dentre as atividades, foram aplicadas dinâmicas e brincadeiras, que auxiliaram na conscientização sobre os temas abordados.

Houve uma confraternização e foi servido um café ao final das atividades.

Todos os participantes receberam uma mensagem que foi entregue, sempre ao final de cada palestra e/ou atividade da Semana da Família, a seguir –

Mais que um projeto social …

…Um projeto de vida.

Há algo na vida …

Que é único.

É extremamente necessário.

Presente na formação

do ser humano.

É ainda, exemplo para

todas as gerações.

Proporciona um amor verdadeiro

e incondicional.

Inspira valores e regras sociais.

Conduz a um processo

de socialização.

É a base de tudo.

Oferece amor, aconchego

e proteção.

Algo em que se pode depositar toda

a confiança.

Indica os melhores caminhos.

É um laço eterno.

Mostra a importância do

dia a dia.

Há algo que oferece união

e resultados…

… e é tão especial que chamamos:

Família!

(Ednalva Barbosa)

 

 

 

setembro 2, 2014

Inclua seu Comentário

*