Blog Notícias

O Despertar para o mundo do trabalho


Dia 7 de julho ficou marcado como um dia muito especial para nossa Organização.
Realizamos de forma presencial, o 1º evento de empregabilidade na Despertar, o “Despertar para o mundo do trabalho”. Com o objetivo de aproximar as pessoas participantes dos cursos da Despertar do mercado de trabalho, o evento contou com uma série de palestras e atividades sobre primeiro emprego, carreira, diversidade, inclusão, juventude, habilidades e competências socioemocionais e empreendedorismo; temas propostos pela Associação Comunitária Despertar para trazer mais representatividade, referência sobre diversidade da periferia no mundo corporativo e apresentar outras possibilidades para jovens e adultos. Para apresentar esses conteúdos aos nossos e nossas participantes, contamos com a participação de algumas das nossas empresas parceiras: Galena, New School, Companhia de estágios e Mobibrasil.


Representando a Galena, primeiro grupo educacional focado em preparar e incluir jovens de escolas públicas no mercado de trabalho, tivemos a participação da Day Cândido e Isabel Cruz, duas mulheres incríveis que acreditam na potência da juventude da periferia. O espaço para essa troca foi organizado na quadra, em formato de roda de conversa para que todas as pessoas presentes pudessem interagir de forma horizontal. Isabel, paraense que acredita na educação como oportunidade de desenvolvimento e realização de sonhos, abriu a conversa com uma fala sobre o impacto da inclusão dos(as) jovens no mercado de trabalho, e convidou Day para compartilhar um pouco da sua história. Day, mulher preta apaixonada por desenvolvimento humano, assistente social e líder do time de aprendizagem, trouxe falas potentes sobre empoderamento da periferia nos espaços de trabalho, liderança, juventude, carreira, impacto e sobre o despertar de sonhos através de oportunidades.

A Despertar também convidou a New School, startup que leva educação de qualidade traduzida na linguagem da quebrada para todo o Brasil através da tecnologia e de conteúdos baseados nas novas habilidades do futuro, para falar sobre empreendedorismo para jovens e adultos dos cursos diurnos e noturnos. Representando a New School, recebemos pessoas que cresceram na periferia da zona sul de São Paulo e que se conectam com o propósito de despertar novas perspectivas de inclusão no mundo do trabalho; Nathasha Kensley é uma mulher LGBTQIAP+ nascida e criada na Vila Clara. Cabelereira formada, compartilhou sua história de sonhos e desafios da jornada como pessoa empreendedora da periferia; Lucas estudou com a gente em 2015 e 2017, fazendo os cursos de Assistente Administrativo e Operações em Logística. Como nosso alumni, ele retorna a casa como embaixador, abordando, numa perspectiva diferente da Natasha, o tema de empreendedorismo, potência da juventude da periferia e falando como a New School busca oportunizar pessoas em situação de vulnerabilidade com um ensino empático e de qualidade de forma gratuita. Falando em alumni, também convidamos a Gardênia Souza, uma empreendedora do território e ex-aluna de costura que apresentou para as alunas atuais os desafios, aprendizados e alegrias de construir seu próprio negócio.


A Cia de Estágios foi muito bem representada por Wesley Dasmasco, homem preto, especialista em programas de jovem aprendiz, estágio e trainee e consultor de negócios com a missão de aproximar grandes corporações a jovens para oportunidades no mercado de trabalho, conversou com os jovens sobre currículo, importância do Linkedin e resiliência na busca de oportunidade. A Aster, empresa de Segurança, Facilities e Automação, parceira Despertar na inserção de adultos do curso de monitor de sistemas eletrônicos no mercado de trabalho, foi representada e apresentada pela Gabriela Nogueira, psicóloga e coordenadora de RH, ela contou um pouco sobre sua trajetória profissional, hoje ela atua como coordenadora de recursos humanos, falou sobre a empresa e também como os participantes podem melhorar seu desempenho profissional.

Por fim, e fechando todo o evento, tivemos a participação da Isabel Alves da Mobibrasil, empresa de transporte coletivo que mais contrata os(as) jovens formados(as) pela nossa organização. Isabel, que é psicóloga, iniciou sua jornada profissional como jovem aprendiz, começou como estagiária na Mobibrasil e hoje atua com recrutamento e seleção. E Marcela ex-aluna da Despertar, realizou o curso de Montagem e Reparação de Computadores e Assistente Administrativo, ela foi indicada pelo Programa de Empregabilidade e atualmente trabalha na Mobibrasil como jovem aprendiz.

Elas vieram com a proposta de apresentar dinâmicas de grupo aos participantes da Despertar, explicando as habilidades avaliadas e dando mais informações sobre processos seletivos. Devido a limitações de espaço por conta da reforma da Despertar, organizamos um evento focado em cada público. Criamos uma programação para adolescentes dos cursos diurnos de gestão e negócios e tecnologia, e outra para os adultos dos cursos noturnos de costura, empreendedorismo e monitor de sistemas. Desta forma, foi possível criar um ambiente de aprendizado e trocas entre participantes da Despertar e pessoas palestrantes. Um dia especial para todas e todos que participaram do evento!