Nesta semana nós tivemos o 2º encontro do “Roda Tech'' desse semestre. O evento reuniu os estudantes de todas as frentes de tecnologia, além dos alunos de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos. Este encontro teve como tema o “Protagonismo feminino na tecnologia”, visando uma reflexão sobre igualdade de gênero e participação das mulheres nesse mercado. Ressaltando as suas dificuldades em relação ao espaço nesse meio de trabalho, os preconceitos existentes e a desvalorização do trabalho feminino na área.
Diante disso, a Despertar contou com a participação de três grandes mulheres que trouxeram pontos importantes a serem discutidos e compartilhados com os nossos estudantes. Gisele Menezes é Supervisora de Empregabilidade da Organização e marcou presença no encontro.
Ela contou mais a respeito sobre como funciona o processo de recrutamento e seleção do programa empregabilidade, e a partir das ideias discutidas, os alunos montaram um fluxo do processo com a ideia de ser utilizado a plataforma pipefy. Além disso, ela compartilhou mais das funções e da rotina que ela segue na Despertar. Citando os processos operacionais como a parte de prestação de contas sobre as atividades realizadas, a emissão de relatórios mensais para empresas parceiras e diretoria, a busca por novos parceiros para o Programa Despertar Empregabilidade, a participação de reuniões para captação de empresas para o banco de dados e entre outras tarefas que despertaram a curiosidade em nossos alunos.
Em seguida nós tivemos a fala de Vitória Santos, nossa Assistente pedagógica. Ela discursou sobre o impacto da tecnologia no mercado, ressaltando que a área é a que mais cresce no mundo e por isso a nossa oferta de curso está voltada para esse eixo. Aproveitando o tema deste Roda Tech para incentivar as nossas alunas a participarem e engajarem nos cursos, para que no futuro elas possam se enxergar nesses espaços, além de também terem a oportunidade de ocupar até mesmo os cargos mais prestigiados do mercado tecnológico.
Por fim, os estudantes tiveram a presença de Natália Rocha, atualmente coordenadora de conteúdo da Recode e membro da PretUX. Ela compartilhou experiências de trabalho no mercado da tecnologia, as possíveis áreas de atuação para esse meio e as dificuldades que ela enfrentou como mulher preta em relação a espaço e oportunidade de trabalho. Ela atua há mais de 15 anos no mercado de tecnologia e afirma que sempre teve que lutar para conquistar seus objetivos. Por isso, Natália defende a ideia de que as empresas deveriam diversificar suas equipes, já que por mais que tenhamos algumas mulheres fortes como ela, o mercado de tecnologia ainda é predominantemente ocupado por homens, além da pequena presença de pessoas pretas nesse setor.
Visando aprofundar no tema, Natalia preparou uma atividade para os nossos estudantes de tecnologia. Eles participaram de uma dinâmica e tiveram que estudar um caso, e a partir dele criar um um backlog pensando na metodologia Scrum, em seguida eles apresentaram as ideias e o detalhamento dessas ações do projeto para a turma.
Apesar das grandes contribuições na área da tecnologia, dados do IBGE informam que apenas 20% dos profissionais do mercado de Tecnologia da Informação (TI) são mulheres. Ainda hoje, mulheres são marginalizadas e desestimuladas nessa indústria, e mesmo sabendo que têm o direito de participar ativamente contribuindo com o progresso científico e tecnológico, representam a minoria em cargos técnicos e de liderança em empresas de tecnologia. Diante disso, nossas mulheres palestrantes tiveram um papel muito importante, suas falas e vivências dentro do mercado de trabalho serviram de exemplo a todas as nossas alunas que sonham em se destacar na área tecnológica.
O dia foi muito especial para os nossos estudantes que sonham em atuar na área de tecnologia, as atividades realizadas certamente impactaram a vida dos adolescentes e os ajudaram em seu processo de aprendizagem, não apenas para o mercado de trabalho como também para suas vidas. Um evento que os enriqueceu em relação a conhecimentos que são primordiais para o mercado e que pode auxiliá-los nos mais variados aspectos. E nada disso seria possível sem o entusiasmo e esforço dos estudantes.
Se você é estudante de escola pública e tem entre 14 e 17 anos, saiba que os nossos cursos de tecnologia são perfeitos para você que deseja iniciar seu caminho no mercado tecnológico. A Despertar oferece três cursos de iniciação para este ramo, sendo eles: Programador Web, Programador de Dispositivos Móveis e Montador e Reparador de Computadores. Faça a sua inscrição e saiba mais sobre estes cursos clicando neste link.
Fique por dentro também de todos os eventos que acontecem através do nosso Instagram.