Formação dos Grupos de Pactuação Colaborativa da Despertar
Em 2020, a Associação Comunitária Despertar iniciou um processo de reflexão coletiva e colaborativa para compreender os horizontes e desafios de sua ação social no território de Cidade Ademar. Convencidos da relevância de nossa história e de nossa conexão com a comunidade que atendemos, desejávamos compreender e sistematizar as aprendizagens que construímos ao longo de mais de duas décadas de nossa existência e, ao mesmo tempo, responder às convocações que enxergávamos no presente e no futuro do nosso trabalho.
Assumimos o desafio de realizar essa reflexão coletiva e colaborativa incluindo, democraticamente, nossos colaboradores e toda a comunidade que atendemos. Também assumimos o desafio de contar com parceiros técnicos experientes para nos apoiar com metodologias de trabalho eficazes nessa jornada. Ao final de dezesseis meses de trabalho, ficamos felizes em concluir uma etapa importante dessa reflexão, consolidando nosso Projeto Político Pedagógico e de Trabalho Socioeducativo (PPPSE).
O Projeto Político Pedagógico e de Trabalho Socioeducativo (PPPSE) da Associação Comunitária Despertar prevê a criação de Grupos de Pactuação Colaborativa para apoiar a gestão e governança da instituição. Esses grupos são instâncias de diálogo, discussão e construção de pactos de trabalho do cotidiano e convivência, com atuação definida em regimento interno, e tem objetivo de apresentar propostas e iniciativas de inovações e ajustes no funcionamento da organização.
Os dois grupos são compostos pelos seguintes representantes:
I – Grupo de Pactuação Colaborativa de Representantes de Profissionais e Usuários(as)
03 (três) representantes de profissionais da Associação Despertar
03 (três) representantes dos usuários(as)
O(A) responsável pela coordenação pedagógica da instituição
II – Grupo de Pactuação Colaborativa de Jovens Usuários(as)
02 (dois) usuários(as) com idade entre 15 e 19 anos
02 (dois) usuários(as) com idade entre 20 e 24 anos
02 (dois) egressos(as) com idade entre 18 e 24 anos
O(A) responsável pela coordenação pedagógica da instituição.
Agora no segundo semestre de 2022 chegou o momento de tirar a proposta do papel e formar os grupos de pactuação colaborativa.
Até o dia 5 de setembro estamos convidando funcionários, usuários e ex-usuários a se candidatarem para serem representantes nos grupos indicados acima.
A proposta é que, caso haja mais de uma candidatura por posição, a Despertar organize uma votação para a escolha dos representantes das diferentes categorias nos dois grupos.
Após a formação, cada grupo irá organizar o seu regimento e o seu plano de trabalho. O Grupo I deverá se envolver no processo de planejamento anual, que se inicia na segunda quinzena de setembro, e o Grupo II deverá ser envolvido em iniciativas operacionais como comunicação e engajamento de usuários e comunidade, além de participar ativamente da organização de eventos neste segundo semestre.
Importa frisar que este processo é decorrente de uma reflexão institucional realizada em diálogo franco com a comunidade atendida, com os colaboradores que trabalham na Associação Despertar e com os colegiados de gestão e governança da instituição. Como síntese dinâmica, ele marca um momento do processo histórico da nossa organização e nos ajuda a compreender onde queremos chegar, quais são nossos valores, nossas escolhas estratégicas e nosso jeito de fazer as coisas.
Por isso, a constituição dos Grupos de Pactuação Colaborativa é também um convite ao trabalho de constante atualização e de melhoria contínua de nossas práticas da Associação Comunitária Despertar.
Reafirmamos nosso compromisso central com a realização de um trabalho social e educativo comprometido com a emancipação das pessoas, com o enfrentamento das desigualdades estruturais da sociedade e com o despertar de sonhos e da capacidade para realizá-los.