Blog Notícias

Roda Tech: 3º encontro

No dia 25 de outubro, nós tivemos o terceiro encontro do “Roda Tech” do segundo semestre. O evento reuniu os estudantes de todas as frentes de tecnologia, além dos estudantes de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos. Este encontro teve como tema: “Oficinas Tecnológicas”. Visando aprofundar em atividades que estimulem o pensamento computacional e instruir os estudantes em ações de metodologias ágeis.

Os jovens também tiveram uma série de palestras. Logo cedo os estudantes dos cursos de Assistente Administrativo e Assistente de Recursos Humanos tiveram a presença de Daniele Sousa, coordenadora de Recursos Humanos na Rudric. Ela contou um pouco mais da realidade do mercado de trabalho, além de dar mais detalhes das dificuldades que muitos jovens enfrentam para conseguir um emprego.


Para os alunos entenderem melhor esse cenário, Daniele compartilhou um pouco mais de sua rotina de trabalho e as experiências que ela teve ao entrevistar certos jovens com o intuito de atraí-los para grandes empresas. Segundo ela, muitas das  dificuldades que se encontram entre os candidatos estão na apresentação. Muitos jovens não sabem como se comportar em uma entrevista, além de entrarem em crise ao terem que falar de suas competências, já que muitos não possuem experiência profissional.

Contudo, Daniele alertou os estudantes com dicas para se saírem melhor, essas falas foram fundamentais já que os jovens que fazem parte do curso de Assistente de Recursos Humanos, terão a missão  de avaliar esses fatores quando se tornarem profissionais na área. 

Além de todos esses pontos, ela também ressaltou a importância dos meios tecnológicos nesse processo, incentivando os estudantes a buscarem ter conhecimentos básicos sobre as ferramentas Google e entre outros conhecimentos computacionais, reforçando que sem esse plano básico de tecnologia, torna-se difícil a entrada de alguém no mercado de trabalho. 

Ao fim do bate-papo, Daniele tirou as dúvidas dos jovens a respeito dos temas discutidos e encerrou o momento com a participação de todos.


Gisele Menezes é a nossa Supervisora da área de Empregabilidade e também marcou presença com os jovens, ela instruiu os alunos de Assistente Administrativo a realizar uma compra pela plataforma Pipefy. Uma ferramenta que oferece total autonomia para o usuário implementar novos fluxos de trabalho de acordo com sua preferência, de modo que lhe possa ajudar a criar uma metodologia de entrega de trabalho muito mais rápida e prática.

A partir disso, Gisele guiou os estudantes mostrando passo a passo do processo que deve ser realizado para concluir um processo de solicitação de compra pela plataforma,  com objetivo de instruí-los a terem um maior conhecimento dessa ferramenta que com o tempo, vem se tornando imprescindível no mercado de trabalho e muito utilizado por grandes empresas. Saber manusear essa ferramenta certamente se torna um diferencial.


Agora os alunos das turmas de tecnologia, tiveram a presença de Waleria Oliveira desenvolvedora de software com especialidade na linguagem Java e Kotlin. Ela contou um pouco mais sobre o mercado de trabalho em relação a área de tecnologia, curiosidades sobre o mundo da programação e suas experiências nesse meio. Ela diz de forma humorada, que sua vontade em trabalhar com tecnologia começou logo cedo quando adolescente porque ela adorava editar o seu blog, além dela também sempre ter gostado de buscar conhecer mais sobre o sistema do computador que ficava em sua casa. 

O mercado de trabalho dos programadores tem chamado a atenção de muitas pessoas no Brasil e no mundo. Afinal, a profissão, que já era de destaque, passou a ser ainda mais requisitada com a crise mundial causada pela pandemia do novo coronavírus.

Diante disso, Waleria discutiu com os nossos estudantes sobre a importância desse setor nos dias de hoje, ressaltando que cada vez mais empresas estão buscando programadores, pois o mundo está dependendo deles como analistas e desenvolvedores de sistemas, além de proporcionar soluções rápidas para problemas do dia a dia. 

Hoje Waleria participa fortemente na Comunidade de tecnologia, compartilhando suas experiência e vivências através de palestras para desenvolvedores em formação (apresentações para alunos da Fatec, UFPR, IF Baiano, dentre outras instituições) e mentorias.



Por fim, os alunos de MRC (Montador e Reparador de Computadores) estavam a todo vapor na tarefa aplicada pelo nosso educador e Líder de T.I, Felipe Lima. Na atividade, os jovens tiveram que construir e programar um Arduino, um tipo de plataforma eletrônica de Hardware livre e placa única.

O dia foi muito especial para os nossos estudantes que sonham em atuar na área de tecnologia, as atividades realizadas certamente impactaram a vida dos adolescentes e os ajudaram em seu processo de aprendizagem, não apenas para o mercado de trabalho como também para suas vidas. E nada disso seria possível sem o entusiasmo e esforço dos estudantes.  

Se você é estudante de escola pública e tem entre 14 e 17 anos, saiba que os nossos cursos de tecnologia são perfeitos para você que deseja iniciar seu caminho no mercado tecnológico.  A Despertar oferece três cursos de iniciação para este ramo, sendo eles: Programador Web, Programador de Dispositivos Móveis e Montador e Reparador de Computadores. Faça a sua inscrição e saiba mais sobre estes cursos clicando neste link.

Fique por dentro também de todos os eventos que acontecem através do nosso Instagram.