Blog Notícias

Virada Despertar

A Virada Despertar é um evento que acontece duas vezes ao ano. O primeiro  encontro aconteceu dia 7 de julho e o segundo encontro aconteceu neste começo do mês de dezembro, no dia 12. 

O objetivo do evento é de encerrar cada semestre com uma série de apresentações dos estudantes a partir de conteúdos que foram desenvolvidos e discutidos em sala de aula. Cada apresentação é inteiramente elaborada pelos alunos da Instituição e aplicada com a proposta de mostrar aos educadores e aos outros colegas estudantes, tudo que foi compreendido no semestre.

Cada curso teve seus conteúdos explorados e contou com grande esforço de nossos jovens. Confira abaixo como os estudantes se saíram nas apresentações de seus projetos.

Assistente de Recursos Humanos

Os estudantes de Assistente de Recursos Humanos trouxeram uma apresentação recheada de conteúdos que envolvem a área de trabalho de Recursos Humanos. Os alunos se dividiram em duplas e discursaram sobre diversos temas. Eles explicaram com mais detalhes sobre como funciona o processo de recrutamento e seleção de empresas, curiosidades sobre entrevistas de emprego - ressaltando sua importância e dando dicas sobre como se comportar e o que falar para não cometer erros - e entre outros temas.


Além dessas falas, os estudantes também fizeram questão de falar da importância do uso e dos conhecimentos tecnológicos para o mercado de trabalho. Aproveitando o assunto, os jovens apresentaram com detalhes a plataforma Pipefy.

Uma ferramenta que oferece total autonomia para o usuário implementar novos fluxos de trabalho de acordo com sua preferência, de modo que lhe possa ajudar a criar uma metodologia de entrega de trabalho muito mais rápida e prática.

A partir disso, os estudantes mostram passo a passo de processos cruciais que devem ser realizados para seguir com os deveres rotineiros que uma empresa deve cumprir. O objetivo foi aprimorar os conhecimentos dessa ferramenta que com o tempo, vem se tornando imprescindível no mercado de trabalho e muito utilizado por grandes empresas. Saber manusear essa ferramenta certamente se torna um diferencial.

Por fim, os estudantes apresentaram um projeto feito em conjunto de todos. Uma revista digital com conteúdos que envolvem os temas já discutidos em relação ao  mundo de Recursos Humanos, curiosidades sobre a Despertar, além de dinâmicas simples para entender melhor este mercado como a elaboração de Quizzes. 


Montador e Reparador de Computadores

Os alunos de MRC também se empenharam, trazendo conteúdos em formato de slides exuberantes com visuais lindos e conteúdos de suma importância. O projeto elaborado pelos estudantes foi intitulado como “Infra Despertar”, nele os estudantes reuniram uma série de conteúdos divididos em subtemas a respeito da Despertar. 



O “Infra Despertar” teve como proposta explorar os problemas que envolvem a organização e com isso, a vinda de soluções para estes respectivos problemas. Entre os pontos discutidos estavam: a qualidade dos equipamentos (computadores) que são utilizados pelos estudantes, a qualidade da estrutura de certos ambientes da organização, focando nas salas de aula, a qualidade da rede de internet e entre outros pontos que os jovens acreditaram ser importante a ressalva.


Programador Web 

A turma de Programação Web, apresentaram projetos relacionados a criação de site através da linguagem de marcação html, formatação em css e funcionalidades com Javascript, desenvolvendo as tags e códigos estruturais a partir de temas relevantes para o nosso território.

Os estudantes fizeram um estudo através do Mapa da Desigualdade de São Paulo 2021, onde conseguiram compreender através deste estudo, as dificuldades que existem na região de Cidade Ademar, os jovens então propuseram através das páginas, soluções para as dificuldades encontradas.


A iniciação em Programação Web, permitiu aos jovens compreender a dimensão de criar um projeto através de estratégias ágeis e compreensão do trabalho em equipe, bem como a assimilação da lógica da programação, do qual contribuíram para o aprendizado na construção do projeto como um todo.

Programador de Dispositivos Móveis 

Por fim, os alunos de PDM colocaram a mão na massa e elaboraram um aplicativo! Este app se chama “Guia de Serviços Públicos Cidade Ademar”, os jovens o criaram com o propósito de ajudar as pessoas da região nos mais variados aspectos, atendendo a necessidades específicas e certas dificuldades que os moradores da região poderiam ter.



Estas questões abordam saúde, segurança, assistência social, educação, cultura e lazer e entre outros serviços. O app teve parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e foi utilizado os livros da coleção Direito e Cidadania da editora Paulus para entender melhor o perfil dos usuários do aplicativo.


O app é muito prático, a divisão por categoria e os mapas de cada ponto com telefone, endereço e informações do local e entre outros dados, torna o uso do aplicativo muito mais fácil. Tudo que você precisa na palma da sua mão com acesso através de link direto ou qrcode.

Para se inscrever em um dos nossos cursos, basta clicar aqui e preencher os dados necessários. Mas fique esperto, as vagas são limitadas e você não quer ficar de fora né? Então corra e faça já a sua inscrição.

Para ver mais fotos da Virada Despertar e saber mais sobre nossos eventos, acesse nosso Instagram