Apresentação
Conheça as iniciativas oferecidas pela Despertar para desenvolver habilidades nos jovens beneficiários. Nossas ações se baseiam em um tripé temático:
Formação Profissional

Os cursos profissionalizantes são ofertados gratuitamente através de recursos próprios ou através de parcerias com o Poder Público e iniciativa privada. A qualidade da formação profissional é atestada pelos nossos parceiros certificadores!

Local
Sede da Despertar
Período
Cursos de manhã, a tarde e a noite
Requisitos
Idade entre 15 e 59 anos
Assistente Administrativo

O curso tem como proposta capacitar o aprendiz/jovem para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais relacionadas ao auxílio nas atividades de áreas administrativas das organizações, nos setores financeiro, contabilidade, logística, recursos humanos, marketing e comercial em consonância com a legislação, procedimentos internos, normas ambientais, de qualidade e de segurança e saúde no trabalho.

Turno: Tarde/Noite


Assistente de Recursos Humanos
O curso de Assistente Administrativo em Recursos Humanos tem como premissa capacitar os participantes para identificar e compreender as competências e habilidades essenciais relacionadas ao auxílio das rotinas do departamento de recursos humanos, nas atividades de recrutamento e seleção, no departamento pessoal, no treinamento e desenvolvimento, nos cargos e salários e na higiene, saúde e segurança no trabalho de acordo com a legislação e procedimentos internos da empresa.

Turno: Manhã

Programação de Dispositivos Móveis


O curso tem como proposta capacitar o aprendiz/jovem para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais relacionadas conceitos e paradigmas de programação para dispositivos móveis; utilização de uma linguagem de programação para a criação de aplicações com formulários e interfaces interativas; armazenamento de dados e comunicação remota com outros dispositivos e aplicações baixo nível utilizando bibliotecas de manipulação gráfica.

Turno: Tarde

Programação Web

O curso tem como proposta capacitar o aprendiz/jovem para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais relacionadas a criação de sistemas Web simples, apoiando para a formação crítica e ética dos usuários frente às demandas contemporâneas acerca das inovações tecnológicas.

Turno: Tarde
Montagem e Reparação de Computadores
O curso tem como proposta capacitar o aprendiz/jovem para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais relacionadas à montagem, configuração e reparação de equipamentos e redes locais, intenciona o atendimento às necessidades dos clientes com relação à solução de problemas com hardware de computadores.

Turnos: Manhã e Tarde
Monitor de Sistemas Eletrônicos de Segurança
O curso tem como proposta capacitar o aprendiz/jovem para o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais relacionadas à instalação, operação, monitoração e manutenção de sistemas eletroeletrônicos de segurança e os manter sob vigilância residenciais e empresariais.

Turno: Noturno
Costureira de Máquina Reta e Overloque.
No curso profissionalizante de costura, os participantes aprendem por meio de aulas teóricas e práticas como cortar, costurar e fazer acabamento para montar peças em tecido, utilizando máquina reta e overloque

Turno: Noturno
Curso Despertar Tec
SECRETARIA MUNICIPAL DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
TERMO DE FOMENTO Nº TFM/052/2022/SMDHC/FUMCAD
PROCESSO SEI Nº 6074.2021/0004267-7

OBJETIVO: Promover atividades que contribuam para o crescimento econômico do território, a partir da oferta da educação inclusiva e equitativa, para apoiar a inclusão no mundo do trabalho, o acesso ao trabalho decente, o fomento ao empreendedorismo e a geração de renda. O projeto atende 60 jovens, com faixa etária entre 14 a 17 anos, moradores da região de Cidade Ademar e Pedreira, por meio do curso de Desenvolvimento de Sistemas.


PERÍODO DE EXECUÇÃO: Setembro 2022 até Agosto 2024


CAPACIDADE DE ATENDIMENTO: 60 atendidos (30 manhã/ 30 tarde)


INVESTIMENTO TOTAL: R$ 1.509.050,35.

Local
Sede da Despertar
Período
Manhã e Tarde.
Requisitos
Jovens de 14 a 17 anos, matriculados no ensino médio público.
Desenvolvimento de Sistemas
( Despertar Tec)
O Despertar Tec é um curso de tecnologia da Despertar, com carga de 1.200 horas, dividido em 3 Módulos:

  • Assistente de Desenvolvimento de Sistemas
  • Desenvolvimento Front End e Back End
  • Desenvolvimento Mobile
Curso Técnico de ADM
A Despertar em parceria com a ETEC oferece o curso Técnico em Administração que tem duração de um ano e meio.
O Técnico em Administração é o profissional que participa da gestão dos recursos mercadológicos, humanos, financeiros, materiais e produtivos. Executa rotinas administrativas, controla materiais, acompanha níveis de eficiência e produtividade e presta atendimento a clientes. Trabalha em equipe, otimiza recursos, propõe inovações e adota postura ética na condução das relações e atividades.
Local
Sede da Despertar
Período
Manhã, Tarde e Noite.
Requisitos
Concluiu ou está cursando o 2º ano do Ensino Médio
Curso Técnico em Administração
A Despertar em parceria com o Centro Paula Souza, oferece o Curso Técnico em Administração, através de Classe Descentralizada da ETEC Juscelino Kubitschek de Oliveira em nossa sede. Para ingressar no curso técnico em administração é preciso ter concluído ou estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio e fazer o vestibulinho se inscrevendo pelo site.
Quadra Aberta

Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FUMCAD

Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania - SMDHC

TERMO DE FOMENTO NO TFM/036/2023/SMDHC/FUMCAD

PROCESSO SEI Nº 6074.2019/0002380-6


OBJETIVO: O Projeto Quadra Aberta Despertar será pautado pelos princípios do esporte e da participação, trabalhando em favor do desenvolvimento integral de crianças, jovens e adolescentes da comunidade onde a Organização Social atua, oferecendo as modalidades esportivas como: voleibol, xadrez, capoeira e futsal, atividades recreativas e de lazer.

Entende-se que o esporte é um direito do cidadão e é um fenômeno sociocultural, promotor de qualidade de vida e articulador de pessoas e grupos. Desta forma as propostas serão planejadas e desenvolvidas, para que através do esporte sejam desenvolvidas competências motoras, autoconfiança, tomada de decisões e iniciativas, ensinando assim não só o espírito esportivo, bem como melhoria no convívio e na vida

social dos participantes.


PERÍODO DE EXECUÇÃO: Maio 2023 a Abril 2024

CAPACIDADE DE ATENDIMENTO: 76 atendidos (29 manhã / 47 tarde)

VALOR TOTAL: R$ 177.836,05.

Local
Sede da Despertar
Período
Manhã
Requisitos
Jovens de 12 a 18 anos, matriculados na escola regular.
Quadra Aberta:
O curso vai exercitar e desenvolver as habilidades necessárias para o aprimoramento da capacidade de concentração, memória, autocontrole, tomada de decisões e pensamento crítico. Além do fortalecimento da integração entre os participantes, estreitando laços de amizade e a conscientização do respeito às regras do jogo. Levando esses conhecimentos para a vida em sociedade.
Desenvolvimento Comunitário
A Despertar acredita na potência do território e assume o papel de uma agência integrada e integradora dentro da comunidade. Reconhece essa atuação como um eixo estruturante para as suas estratégias de ação e que através da articulação e conexão qualificada com as pessoas e outras entidades é capaz de contribuir para o desenvolvimento comunitário de forma individual e coletiva.
Café Comunidade Despertar
No dia 4 de junho de 2022, das 9:30 às 11:30, convidou todos os vizinhos e representantes da comunidade de Cidade Ademar e região para um café da manhã e conversa, para apresentar o projeto de reforma do prédio principal da Despertar e da quadra de esportes e para conversar com a comunidade sobre as iniciativas que a Despertar está realizando.

A Despertar promoverá mais encontros visando o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários e para a inclusão social efetiva de todas as pessoas da nossa comunidade.
Café com Negócios
A Associação Comunitária Despertar e a @subcidadeademar, com o apoio do @sebraesp, convidam as empresárias e os empresários da nossa região para participar do Café com Negócios.

O encontro tem como objetivo promover a articulação entre os empresários do território, criando um espaço formativo de trocas de experiências na região de Cidade Ademar, realizando ações que contribuam com o desenvolvimento e fortalecimento dos negócios locais.
Programa de empregabilidade
O Programa de Empregabilidade visa superar processos crônicos de exclusão social por meio da empregabilidade e do empreendedorismo. O programa busca promover a inclusão produtiva ao gerar trabalho e renda para jovens em situação de vulnerabilidade social.
Alumni (programa de ex-alunos Despertar)
Queremos saber como você está!
A sua história de vida e toda a sua experiência profissional podem ajudar a Despertar a transformar a vida de muitos jovens.
Estamos procurando por vocês para formar uma grande comunidade de ex-alunos, com diversas atividades, parcerias e até mesmo trabalhos comunitários. Assim, você pode continuar escrevendo nossa história junto com a gente. E a história de muitos outros jovens. Inscreva-se no link, e participe desta mudança!
Biblioteca
A Biblioteca Sanae Kato Hasui localizada na sede da Associação Comunitária Despertar conta com um acervo de 15.000 volumes entre livros, periódicos, teses, entre outros.

Incentivo à leitura

Única biblioteca comunitária da região, oferece oportunidades para a democratização do conhecimento, criando condições de acesso para a comunidade em geral e aos alunos da Despertar.
Contribua!
Ajude a transformar o futuro da comunidade e de muitos jovens! Com a sua doação, podemos dar continuidade aos nossos projetos.
Assine nossa newsletter